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PORTUGUÊS
1. Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Redação de correspondências oficiais. Emprego correto da língua culta. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Significação das palavras.
INGLÊS
1. Interpretação de textos técnicos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Analista de Desenvolvimento de Sistemas
1. Análise e Projeto de Sistemas: Conceitos Básicos Estrutura de sistemas. Linguagens e técnicas de programação estruturada. Definição de modelo lógico e projeto físico de sistemas. Especificações de entradas, saídas, arquivos e programas. Documentação de sistemas. Análise estruturada. Ferramentas da
Análise estruturada. Projeto estruturado. Prototipação. Análise e Projeto Orientado a Objeto. Requisitos de Negócio e Sistema. Arquitetura. Polimorfismo. Padrões de Projeto. UML. Visibilidades. Padrões de Arquitetura.
2. Metodologia do Tratamento de Informações: Banco de dados: fundamentos. Modelos de banco de dados. Métodos de acessos. Gerenciadores de banco de dados. Banco de dados distribuídos. Modelo conceitual de dados. Modelo de Entidade e Relacionamento. Normalização. Banco de dados orientado a objeto. SQL-Structured Query Language. Encapsulamento usando banco relacional.
3. Tecnologia JAVA: Conceitos da linguagem de programação Java; Grupos de produtos de tecnologia Java; Interpretação de um programa JAVA com depuração dos valores das variáveis; Conceitos de modelagem: abstração, encapsulamento e pacote; Definição de classe, membro, atributo, método, construtor e pacote;
Componentes de uma classe na linguagem de programação Java; Identificadores, Palavras-chave e Tipos; Usar comentários em um programa de origem; Diferenciar identificadores válidos e inválidos; Tipos de primitivas; Diferenciar atribuições legais e ilegais de tipos de primitivas; Definir valores literais para tipos numéricos e textuais; Definição dos termos 'variável primitiva' e 'variável de referência'; Declaração, Inicialização e Uso de Variáveis; Modificar os valores de variáveis com operadores; Expressões e Controle de Fluxo; Diferenciar variáveis de local e de instância; Descrever como inicializar variáveis de instância; Usar intercalação de promoção e tipo; Criação e Uso de Objetos; Declarar, instanciar e inicializar variáveis de referência de objetos; Comparar como as variáveis de referência de objetos são armazenadas em relação às variáveis primitivas; Uso de Operadores e Construções de Decisão; Identificar operadores relacionais e condicionais; Identificar expressões booleanas e seus requisitos em construções de controle; Reconhecer a compatibilidade de atribuições e a conversão necessária de tipos fundamentais; Criar construções if e if/else; Usar a construção switch; Uso de Construções de Loop; Criar loops while ; Desenvolver loops for ; Criar loops do/while ; Desenvolvimento e Uso de Métodos; Definir os métodos de trabalho (worker) e de chamada (calling) ; Declarar e invocar um método ; Comparar métodos estáticos e de objeto; Usar métodos sobrecarregados ; Implementação de Encapsulamento e Construtores; Usar encapsulamento para proteger dados; Criar construtores para inicializar objetos; Serializar e desserializar objetos; Criação e Uso de Matrizes; Codificar matrizes unidimensionais ; Definir valores de matrizes com atributo de comprimento e um loop ; Declarar e criar matrizes de tipos de primitivas, de classes e de matrizes; Explicar por que os elementos de uma matriz são inicializados; Explicar como inicializar os elementos de uma matriz; Determinar o número de elementos de uma matriz; Criar uma matriz multidimensional; Passar argumentos para o método principal para uso em um programa; Definir herança, polimorfismo, sobrecarga, substituição e invocação de método virtual; Usar os modificadores de acesso protegidos e padrão (adequado para pacotes); Descrever os conceitos de sobrecarga de construtor e método; Descrever a operação completa de construção e de inicialização de objeto; Abstração e métodos abstratos; Criar e usar tipos enumerados; Exceções e Declarações; Identificar os usos adequados e inadequados de declarações; Uso das instruções try, catch e finally; Descrever as categorias de exceções; Identificar exceções comuns; Desenvolver programas para manipular suas próprias exceções; Usar parâmetros de tipo em classes genéricas; Diferenciar leitores e gravadores de fluxos; Executar E/S de Console e E/S de Arquivo; Ler dados do console; Gravar dados no console; Descrever a E/S de arquivo e arquivos; Definir eventos e manipulação de eventos; Descrever como construir uma barra de menus, um menu e itens de menu em uma interface gráfica do usuário em Java; Definir segmento; Uso do wait e notify para comunicação entre segmentos; Uso do synchronized para proteger os dados contra corrupção.